
Ortodontia
A Ortodontia é a especialidade da Odontologia que previne, intercepta e trata problemas de crescimento, desenvolvimento crânio facial, dos arcos dentários e da oclusão. Assim, a ortodontia preventiva ou interceptora é o ramo da ortodontia que avalia e trata precocemente as anomalias de desenvolvimento dos ossos, dentes e músculos nas crianças. O uso de aparelhos dentários, nesse período, minimiza a severidade dos problemas, facilitando o tratamento e melhorando os resultados dos mesmos na vida adulta. Nessa fase, utilizamos em geral, aparelhos removíveis.
Na fase adulta, isto e, quando estão presentes todos os dentes nos arcos dentários, a ortodontia seria corretiva. Para correção do alinhamento, nivelamento dos dentes temos vários tipos de aparelhos, entre eles, aparelhos fixos, que podem ser metálicos, de porcelana, safira ou atualmente os alinhadores, que são opções mais modernas, que se utiliza recursos digitais para seu planejamento e confecção. Todos os tipos de aparelhos dispõem de várias marcas comerciais e a opção pelo tipo de aparelho, em geral, fica a critério do paciente.
Como saber
se preciso de
um ortodontista?
Apenas seu dentista ou ortodontista poderá determinar se você poderá se beneficiar de um tratamento ortodôntico. Com base em alguns instrumentos de diagnóstico que incluem um histórico médico e dentário completo, um exame clínico, moldes de gesso de seus dentes e fotografias e radiografias especiais, o ortodontista ou dentista poderá decidir se a ortodontia é recomendável e desenvolver um plano de tratamento adequado para você.
Se você apresenta algum dos problemas abaixo, pode ser um candidato para o tratamento ortodôntico:

Sobremordida
Sobremordida, algumas vezes chamada de "dentes salientes" — este problema é caracterizado por um excesso vertical da região anterior da maxila e/ou uma sobre-erupção dos dentes dessa região. Nos casos de sobremordida, os dentes anteriores superiores recobrem quase 100% dos dentes inferiores, conferindo um sorriso desagradável e problemas mastigatórios. Os dentes inferiores podem, inclusive, estar tocando no palato e na gengiva do arco superior.
Mordida cruzada anterior
Mordida cruzada anterior — uma aparência de "bulldog", quando a arcada inferior está projetada muito à frente ou a arcada superior se posiciona muito atrás.
Mordida Cruzada
Mordida cruzada — ocorre quando a arcada superior não fica ligeiramente à frente da arcada inferior ao morder normalmente.
Mordida Aberta
Mordida aberta — espaço entre as superfícies de mordida dos dentes anteriores e/ou laterais quando os dentes posteriores se juntam.
Desvio de linha mediana
Desvio de linha mediana — ocorre quando o centro da arcada superior não está alinhado com o centro da arcada inferior.
Diastema
Diastema — falhas, ou espaços, entre os dentes como resultado de dentes ausentes ou dentes que não preenchem a boca.
Apinhamento
Apinhamento — ocorre quando existem dentes demais para se acomodarem na arcada dentária pequena.